Skip to main content

Arte e Cidadania

Arte e Cidadania – Direcionado a pessoas com idade superior a 12 anos e baixa escolaridade, este programa utiliza a arte como instrumento de capacitação a longo prazo. Antes da conquista profissional, o Arte e Cidadania busca resgatar a autoestima e segurança emocional de seus usuários. Noções e procedimentos de trabalho cooperado são acrescentados às atividades de dança, música, pintura e artesanato em geral, para estimular o empreendedorismo e o encaminhamento ao mercado formal. Fazem parte deste programa os Projeto AtuAção e TransformArte.

    Projeto TransformArte
    As atividades artesanais e culturais possibilitam ao usuário experimentar, descobrir e desenvolver potenciais habilidades tanto manuais como pessoais. Aulas como tapeçaria, bijuteria, origami, teatro e expressão corporal, dança e coral são importantes instrumentos de desenvolvimento das habilidades, pois favorecem a discussão sobre níveis de qualidade e senso estético dos materiais confeccionados. Também são uma oportunidade de vivência dos conceitos de responsabilidade e compromisso.

    Projeto AtuAção
    Por meio de atividades socioeducativas, oferece subsídios que capacitam o indivíduo no processo de conquista de sua independência e autonomia nas atividades de vida diária. Incentiva o desenvolvimento de habilidades básicas para o enfrentamento de situações do cotidiano. Por promover reflexões sobre as ações dos usuários de forma proativa e crítica, amplia o conhecimento e a capacidade de argumentação.
    Desenvolve atividades que compreendem:

    • Grupos de discussão sobre temas originados pelo interesse do próprio grupo;
    • Palestras informativas;
    • Roda de conversa para reflexão das situações do cotidiano;
    • Elaboração e organização de eventos – desde a criação até a avaliação.

    Os projetos TransformArte e AtuAção são complementares, pois no primeiro os materiais são confeccionados, enquanto no segundo, os usuários fazem o levantamento do custo de cada peça, organização de eventos para venda dos produtos e a venda em si. Desta maneira são utilizados conteúdos de matemática e português que permeiam todas as atividades.